11 formas como estou a usar AI no Marketing
Simplifica os teus processos, aumenta a produtividade e toma decisões com base em dados.
Já estamos a meio do ano, e este é um momento perfeito para refletir sobre o que conseguimos alcançar até agora e onde podemos melhorar.
E hoje, quero partilhar contigo como eu uso inteligência artificial no marketing e como ela pode transformar a maneira como abordamos os nossos desafios diários.
Tirar partido da IA
Tirar partido da IA no marketing pode transformar as tuas estratégias e operações de formas que talvez nunca tenhas imaginado.
Pensa naquele robot de cozinha que tanto querias e hoje está parado em cima da bancada da cozinha - olá Bimby 👋.
Parece que é apenas mais um eletrodoméstico. Mas quando descobrimos tudo o que podemos fazer com ele, desde iorgurtes à massa da pizza, ela torna-se indispensável.
O mesmo acontece com as ferramentas de IA. Uma vez que percebemos como elas podem simplificar tarefas, gerar conteúdo e dar-nos insights profundos, percebemos o quão valiosas são.
E não. Não me refiro a simplesmente abrir o ChatGPT e fazer perguntas. 🙅
Como eu uso IA no Marketing (e no meu dia a dia)
Aqui estão algumas das formas como a utilização de IA me tem a ajudado a fazer cada vez mais e em menos tempo:
Criação de conteúdo longo: Utilizo o ChatGPT para redigir rascunhos de artigos de blog , guiões de entrevista do Para Lá do Marketing, palestras e conteúdo de newsletters (incluindo esta que estás a ler agora).
Redação de guiões de vídeo: Criação de guiões de vídeo seguindo as boas práticas a partir de publicações de blogs e outros conteúdos escritos e adaptados às diversas redes sociais (YouTube, TikTok e Instagram Reels).
Posts para redes sociais e anúncios: Crio o calendário editorial e depois as legendas para cada post, no ChatGPT, adaptado a cada rede social, formato do conteúdo, persona e objetivo do conteúdo. E ainda uso o Opus Clip para transformar vídeos longos em vários vídeos curtos.
Pesquisa e análise: Uso o ChatGPT como o meu segundo cérebro e faço pesquisas rápidas e eficientes sobre tópicos e tendências. Isso inclui a criação de buyer personas, definição de arquétipos de marcas, análise da concorrência, definição de objetivos, entre outros. Uso especialmente para ver padrões onde a olho nu não estou a conseguir (ou não tenho tempo para).
Redação de emails: Uso muito para redação de emails de parcerias e de fluxos de automação de email.
Apoio ao cliente: Em alguns dos projetos onde estou envolvida, estamos a automatizar as respostas a pedidos de informação comuns dos clientes e a dar resposta em tempo real através de chatbots com IA (Como o Tawk.to).
Geração de ideias: Esta é uma das formas que mais uso diariamente. Uso o ChatGPT e outras ferramentas alimentadas por IA para ter novas ideias de conteúdos, conceitos de campanhas e estratégias de marketing.
Resumir documentos: Tenho usado a AI do Clickup para resumir textos mais longos em pontos-chave e resumos para uma compreensão rápida e uma partilha eficiente.
Redação de processos: A AI do Clickup tem-me também ajudado a redigir processos, a criar sub tarefas e a fazer relatórios de status.
Transcrição de áudio e vídeo: Tenho usado a Fireflies.ai para transcrever as reuniões e o Riverside para fazer a transcrição dos episódios do Para Lá do Marketing e transformá-los em conteúdo escrito.
Análise do feedback de clientes: Aqui, depois de reunir todo o feedback dos clientes em texto (se for em vídeo, uso as ferramentas de transcrição para transformar em texto) envio ao ChatGPT para identificar temas, sentimentos e áreas de melhoria comuns.
Exemplo prático
Para exemplificar, esta manhã utilizei o ChatGPT para ter ideias para os meus conteúdos deste mês.
Eu já tenho um chat treinado para responder como se fosse eu mesma (e tenho um chat por projeto onde estou envolvida).
Depois disso, fiz copy paste das ideias, para o Excel, exportei em CSV e enviei para o Canva. Vi isso neste vídeo e estou 🤯
A Importância da Reflexão Semestral
Na última newsletter partilhei contigo como faço a minha reflexão semestral.
Aproveita esta época para fazer uma análise detalhada das tuas estratégias.
Lista os principais problemas, identifica as causas profundas, cria um plano de ação e execute-a.
Isso vai ajudar-te, não apenas a melhorar as tuas estratégias, mas também a fortalecer as relações de trabalho e a promover um ambiente de crescimento contínuo.
Espero que algumas destas ideias te inspirem a testá-las por ti mesmo. Ao incorporá-las no teu dia a dia vais conseguir simplificar os teus processos, aumentar a produtividade e tomar decisões com base em dados.
Ensine tudo isto à tua equipa e vê o número de horas produtivas a aumentar exponencialmente.
-Helena