3 níveis de excelência das equipas de marketing
E eu aposto que tens menosprezado pelo menos 1 deles
As equipas de marketing verdadeiramente de excelência:
Não partilham uma estrutura específica de organograma.
Nem sempre têm um CMO superstar.
Claro que não usam todas os mesmos softwares de gestão de projetos.
Mas existem 3 coisas que têm em comum:
Excelência técnica
Excelência processual
Excelência comportamental
Mas então o que é que é ter excelência técnica, processual e comportamental?
Excelência técnica
As ferramentas são a parte mais sexy. No outro dia, pediram-me para dar formação em Notion porque querem implementar na empresa - alguém lhes disse que era giro e tal.
E não há nada de errado com isso, desde que as pessoas percebam que é apenas uma parte do puzzle.
E se me segues há algum tempo, sabes que eu sou super fã do Notion. Mas todas as equipas (de marketing ou outras) têm um núcleo operacional que serve como fonte única de verdade. Esse núcleo está ligado ao resto das suas ferramentas comerciais e tem um design intencional para o tornar eficiente e fácil quanto possível para as equipas, ao mesmo tempo que fornece os principais relatórios que conduzem a uma melhor tomada de decisão.
Excelência processual
Se já alguma vez estiveste presente numa conferência ou evento de agências ou negócios, de certeza que ouviste pelo menos um dos oradores a falar sobre a importância dos "sistemas e processos".
Esta é a premissa do E-Myth (O Mito do Empreendedor) e a chave para todos os grandes negócios. Se nunca o fizeste, recomendo-te a ler o livro. As equipas de marketing de referência contrataram pessoas excelentes e transformaram sistematicamente a experiência individual em conhecimento da empresa. Os seus procedimentos operacionais normalizados (SOP's) estão devidamente documentados, actualizados e são partilhados entre todos. E, o mais importante: as suas equipas seguem esses SOP's porque eles tornaram o processo vivo onde o trabalho é feito. Ninguém anda à procura de um Google Doc aleatório para tentar encontrar o processo.
Excelência comportamental
É aqui que eu perco muitas vezes a minha paciência.
As agências e empresas gastam tanto tempo a escolher uma ferramenta de gestão de projeto ou a escrever checklists (e atenção que ambos são esforços válidos), mas tão pouco tempo a:
Definir expectativas e regras de interação muito claras
Formar a sua equipa sobre a forma exacta como o trabalho é feito na empresa
Responsabilizar a equipa por essas regras de compromisso
Treinar e melhorar os seus activos mais valiosos - os seus colaboradores
E é aqui que as equipas de marketing de referência se destacam - elas estão constantemente a investir nas pessoas.
Para elas, investir nas pessoas não significa simplesmente pagar almoços, oferecer um Macbook e fazer reuniões individuais.
Em vez disso, concentram-se fortemente na forma como as pessoas trabalham efetivamente.
Dão formação sobre o resultado (a qualidade do produto do seu trabalho) e o input (a qualidade do seu processo de trabalho).
As equipas verdadeiramente de classe mundial são excelentes em todos estes 3 aspectos.
É a combinação mágica deles que lhes permite criar e manter uma cultura forte e boas margens de lucro, ao mesmo tempo que escalam rapidamente.
- Helena
Ps. Responde-me a este email e diz-me em que fase da jornada rumo à excelência está a tua empresa nestas 3 categorias.