Hoje, quero falar-te do 4º Principio que deves adoptar para escalar com sucesso as tuas operações de marketing.
Este é o peça central do marketing: enviar a mensagem certa à pessoa certa no momento certo.
Mas à medida que a tua máquina de marketing aumenta e que vais lançando campanhas complexas e em simultâneo, torna-se cada vez mais difícil fazê-lo.
Para conseguires acompanhar a complexidade e o volume dos dados dos clientes e das tuas próprias campanhas, são necessárias as tecnologias certas para acompanhar, analisar e otimizar os teus esforços de marketing.
Mas então, como é que conseguimos escalar, sem perder a personalização que atraiu os nossos atuais clientes e os fez ficar connosco até aqui?
Esta foi uma das perguntas que mais me assombrou durante meses (e ainda assombra, conforme vou escalando as minhas equipas).
Os meus clientes de agência sempre gostaram do facto de personalizarmos as propostas, personalizarmos o nosso atendimento e acompanhamento, personalizarmos cada área dos nossos serviços.
Cheguei a ouvir de colegas que não devia prestar serviços, como o de gestão de comunidades, porque isso não é rentável e blablabla.
Mas a verdade, é que foi muitas das vezes essa diferenciação que fez com que os nossos clientes ficassem connosco durante 5 anos (que é o tempo de vida da agência, quando a duração média de uma relação cliente-agência é de 3,2 anos).
Então, o que é que eu fiz?
Automatizei tudo o que podia ser automatizado, para libertar tempo da equipa para o que precisava de ser humanizado.
Simplifiquei e removi ao máximo as ações manuais na criação de tarefas;
Automatizei tudo o que consegui no fluxo de trabalho da equipa;
Estou sempre a procurar e a testar ferramentas que possam de alguma forma simplificar o fluxo de trabalho da equipa, como:
Swonkie, para planear e agendar conteúdos nas redes sociais e simplificar a criação de relatórios de redes sociais.
Locker Studio, para automatizar ao máximo a criação de relatórios de clientes cujos serviços vão além das redes sociais (como newsletter, blog, campanhas em Google Ads e outros)
Brinfer, para pesquisar e analisar influenciadores. Mas mais do que isso, para criar relatórios de ações com influenciadores de forma mais automática e evitar a troca de emails com influenciadores a pedir printscreens dos resultados dos conteúdos deles.
Manychat, para automatizar sempre que possível as mensagens de Instagram, WhatsApp e Messenger. Por exemplo, para posts de Instagram em que queremos que a pessoa vá para uma landing page inscrever-se para um webinar ou para descarregar um ebook ou caso de estudo.
Closum, para Automação drip.
Ao automatizar os nossos fluxos de trabalho e ao simplificar as tarefas repetitivas, reduzimos os erros e executamos mais rapidamente. E isso permitiu-nos libertar das tarefas mais chatas e focar na criar relações com os clientes.
Adopta um mindset de automação e vai além do típico marketing automation.
Isso vai-te ajudar a libertar espaço à tua equipa para fazer atividades que tragam resultados e ainda te vai aumentar a capacidade produtiva da equipa. Com mais tempo da equipa, vais conseguir abraçar novos projetos (ou clientes).
- Helena
P.s. Responde-me a este email a dizer que ferramentas de automatização já usas na tua empresa. Vou criar uma lista completa e partilhar com todos.