Hoje, quero falar-te do 2º Princípio que deves adoptar para escalar com sucesso as tuas operações de marketing.
Pensa na tua equipa e na sua carga de trabalho e responsabilidades actuais.
Sabes se eles estão preparados para lidar com um aumento de projectos sem negligenciarem os atuais clientes, produtos e serviços?
Se os teus gestores de marketing ou de projeto também estão a:
Dar apoio a outras áreas, como vendas e apoio ao cliente,
Analisar e reportar dados de desempenho,
Implementar novas ferramentas de marketing,
Eles já estão a fazer demasiado.
Se os teus social media managers, copys e designers estão a trabalhar 20, 50 ou 100 clientes.
Eles já estão a fazer demasiado.
E se tu és uma Euquipa e tratas de faturação, angariação de clientes, gestão de cliente e ainda toda a parte operacional, e queres escalar:
Então já estás a fazer demasiado.
Volta ao primeiro passo e simplifica os esforços e os processos, de forma a que a tua equipa tenha a largura de banda necessária para se expandir.
Podes ainda considerar a possibilidade de contratar mais pessoas para equilibrar a carga de trabalho e as responsabilidades da tua equipa - mesmo que seja externamente ou a part-time.
A seguir, pergunta-te a ti mesmo(a): a minha equipa tem os conhecimentos necessários para fazer o que precisa de ser feito para que a empresa alcance os objetivos deste ano?
Se a tua resposta for não, tens mesmo de contratar novos colaboradores ou freelancers - e já. Isto porque essas pessoas vão precisar de cerca de 3 meses para entrarem nos teus processos e forma de trabalhar, e tu vais precisar de 3 meses para garantir que lhe fazes um bom onboarding e que essa pessoa tem os valores, habilidades e competências que tu procuras para a tua empresa e para essa função.
3 meses de onboarding + o tempo do processo de recrutamento: só lá para junho-agosto é que essas pessoas estarão a entregar-te o que precisas.
Vais continuar a adiar?
Resumindo, para te certificares de que a tua equipa está preparada:
Avalia a carga de trabalho atual da tua equipa.
Avalia cada um dos seus membros para identificares os pontos fortes e as competências de cada membro e descobrir as lacunas.
Contrata para essas funções.
- Helena
P.s. Em Fevereiro vou fazer uma showclass. A ideia é mostrar o meu sistema de marketing e como faço a gestão dos meus projetos e equipas (os processos, ferramentas e hábitos). Se tiveres interesse, convida 5 amigos para se inscreverem nesta newsletter, para teres acesso à mesma.