E estamos de volta.
Nas últimas semanas tenho estado em constante movimento, a dar palestras, aulas, envolvida em alguns projetos exigentes e também de férias.
Mas este período de ausência permitiu-me refletir e desenvolver novas ideias que estou ansiosa para partilhar convosco.
Hoje, quero falar-te sobre um tema que me é muito próximo: o processo de recrutamento.
Como já partilhei anteriormente, contratar as pessoas certas foi sempre um dos meus maiores desafios enquanto empresária e gestora de equipa.
Por isso, desenvolvi um processo de recrutamento em 4 fases que tem sido fundamental para garantir que encontro as pessoas certas para as minhas equipas.
1ª Fase: Tudo começa na descrição da vaga
Eu uso a ferramenta Job Description Genie, que já tinha partilhado na newsletter anterior.
Esta é uma ferramenta com AI, que me faz uma série de perguntas sobre a vaga e a empresa e cria uma descrição personalizada e ajustada. Isso permite-me destacar no meio de tantas vagas disponíveis online e filtrar as candidaturas que chegam até mim.
2ª Fase: Formulário com cerca de 35 perguntas sobre o candidato
Este formulário é super detalhado e ajuda-me a analisar o compromisso da pessoa com a função e a empresa. As perguntas abrangem desde experiências passadas, até competências técnicas e motivações pessoais. Desta forma, consigo ter uma visão mais clara do perfil dos candidatos desde o início.
Podes ver aqui o questionário.
Este questionário é geral e usado no recrutamento da empresa, não importa o departamento.
3ª Fase: Dinâmica de grupo
Na segunda fase, organizo uma dinâmica de grupo, onde os candidatos têm a oportunidade de interagir e trabalhar em conjunto. Esta etapa permite-me observar como os candidatos lidam com situações de trabalho em grupo e como se relacionam com os outros. A dinâmica pode ser com outros candidatos ou até mesmo com membros da minha equipa, dependendo da situação.
Por exemplo, no último processo que realizei, não foi para uma vaga que tínhamos em aberto. Mas sim, para um candidato que fez uma candidatura espontânea e que nos interessou entrevistar. Neste caso, fiz um roleplay, sem ele saber. Coloquei 3 membros da equipa a avaliar e 2 membros da equipa a fingir serem também candidatos.
A seleção dos entrevistadores, depende da função para a qual estamos a recrutar. Mas nos casos de vagas operacionais, quem entrevista nesta fase são os colegas que irão trabalhar com o colaborador. Além de serem as melhores pessoas para avaliarem a parte técnica do trabalho, também eles se sentem envolvidos no processo de decisão do seu futuro colega de trabalho.
Podes ver aqui a dinâmica de grupo e aqui a grelha de avaliação, que eu uso para recrutar para equipas de marketing. Se estás a recrutar para outra área, deves adaptar o mesmo à área em questão.
4ª Fase: Entrevista individual
Na última fase, já é o líder da equipa que faz uma entrevista individual com os candidatos que se destacaram nas fases anteriores. Esta entrevista permite-nos aprofundar a análise dos valores da pessoa e avaliar se ela tem o comportamento desejado para integrar a equipa. Além disso, é o momento de conhecer melhor o candidato e entender como ele se encaixa na cultura da empresa.
Podes ver aqui as questões que fazemos na entrevista individual.
Este processo tem sido fundamental para evitar más contratações e garantir que tenho as pessoas certas nas minhas equipas. Agradeço à Ângela, que me "emprestou" este método de recrutamento e me ajudou a encontrar este caminho. Estar rodeada das pessoas certas é crucial para o sucesso de qualquer negócio.
Mentoria Marketing em Escala
Hoje quero falar-te da minha mentoria Marketing em Escala.
Hoje, toda a gente fala em “escala”. Crescer. Expandir. Fazer mais. Mais clientes. Mais vendas. Mais dinheiro. Mais equipa. Mais trabalho. Mais. Mais. Mais. Mas e se a verdadeira escala fosse sobre fazer melhor, crescer com equilíbrio e focar naquilo que realmente importa?
Eu acredito que o marketing não é apenas uma parte do teu negócio — ele é o que faz o teu negócio existir.
Marketing cria a expectativa, vendas fecham o negócio e operações entregam a promessa, tudo de forma coordenada e estratégica.
Não trabalhamos apenas o marketing: vejo o teu negócio como um todo, um sistema completo onde equipa, operações e marketing se conectam aos teus valores pessoais e à tua visão de sucesso.
E é isso mesmo que este programa individual te vai ajudar a fazer, ajudando-te a escalar de forma intencional, mantendo as tuas 4 liberdades fundamentais: Financeira, de decisão, de tempo e geográfica, enquanto defines o posicionamento certo para estares onde queres estar.
Como só abro 2 vagas por trimestre e este trimestre já está preenchido, as vagas disponíveis são para o próximo trimestre. Se quiseres garantir o teu lugar, agenda aqui uma sessão de 30 minutos comigo para saber mais sobre como te posso ajudar.
- Helena