Hoje, quero falar-te do 5º e último principio que deves adoptar para escalar com sucesso as tuas operações de marketing.
Apenas 23% das empresas estão a exceder os seus objectivos de receitas - e das que não estão a exceder os seus objectivos, 74% não sabe o número de visitas mensais, leads, MQLs ou oportunidades de vendas de que precisam.
Mas como é que uma empresa pode querer aumentar a sua base de clientes e os seus fluxos de receitas se nem sequer sabe como é que os clientes potenciais estão a entrar ou a passar pelo seu funil de marketing?
Quando estamos a acompanhar as coisas certas, o crescimento torna-se uma tarefa muito mais simples.
Sabes quais são métricas que fazem de ti uma organização centrada no cliente? Se não sabes, como é que vais obter dados accionáveis e feedback atempado dos teus clientes?
Sabes quais são as iniciativas de marketing que te estão a trazer melhores resultados? Se não sabes, como é que vais conseguir otimizá-las para aumentar o ROI e fornecer leads qualificadas à tua equipa de vendas?
E sabes atribuir corretamente as receitas a cada uma das tuas actividades de marketing? Se não sabes, como é que vais definir onde alocar os teus recursos e aumentar o teu crescimento?
Métricas básicas, como o número de leads e o tráfego para o website, são importantes sim. Mas se não aprofundares mais, vais perder informações importantes sobre o desempenho do teu marketing e oportunidades valiosas de melhoria.
O rácio MQL/SQL e o LTV/CAC, entre outras métricas de marketing avançadas, vão-te dar uma visão mais profunda do que está a impulsionar o teu sucesso e onde deves concentrar a tua atenção.
E não te limites a medir os resultados da campanha: mede também o esforço que lhes é dedicado.
Avalia o desempenho da campanha com base em dois factores:
Os esforços da tua e(u)quipa produziram os resultados desejados?
E o resultado justificou os recursos necessários?
Maximiza o crescimento, ao mesmo tempo que te manténs leve
Com a base correcta das operações de marketing, podes transformar a tua equipa de marketing numa equipa reactiva capaz de capitalizar as necessidades dos clientes e as tendências do mercado.
As equipas que adoptam uma estrutura de marketing ágil mantêm-se enxutas, melhorando a produtividade e a eficiência.
E eu posso comprovar isso.
Mas isso é uma conversa para outro dia.
- Helena
p.s. que tipo de conteúdo estás à espera nas próximas semanas?