Hoje, quero falar-te do 3º Principio que deves adoptar para escalar com sucesso as tuas operações de marketing.
No outro dia li um relatório elaborado pelo CMO Council e pela Deloitte em que:
45% dos CMO dizem que passam a maior parte do tempo a rever e a aprovar planos, orçamentos e campanhas de marketing;
42% diz que a maior parte do seu dia é passada em reuniões.
66% gostaria de poder dedicar mais tempo à estratégia empresarial com outros líderes da empresa.
55% gostaria de ter mais tempo para implementar novas abordagens de marketing.
Tomar boas decisões requer tempo - um recurso escasso de quem lidera equipas de marketing e operações em agências.
E é, por isso, que é tão importante sabermos definir bem as nossas prioridades e delegar sempre que possível.
Fase 1 - Define bem o que tens mesmo de ser tu a fazer e o que podes delegar
Mas como é que podes determinar o que deves fazer primeiro, quando não tens tempo suficiente para fazer tudo num só dia?
Ao priorizarmos as nossas tarefas, vamos aumentar a produtividade e assegurar que as nossas tarefas mais urgentes recebem atenção imediata.
E para o fazer, eu gosto de usar a Matriz de Eisenhower, uma ferramenta de gestão de projetos que nos ajuda a organizar e priorizar as tarefas por urgência e importância.
Com ela, conseguimos separar as nossas tarefas em quatro categorias:
Tarefas que temos de fazer primeiro (Quadrante 1)
As que agendaremos para mais tarde (Quadrante 2)
As que vamos delegar (Quadrante 3)
E as que vamos apagar (Quadrante 4).
Podes usar este template que criei para o Clickup e que te vai ajudar a priorizares todas as tuas tarefas.
Prepara a tua equipa para tomar boas decisões em relação às iniciativas de marketing actuais, para que se possam concentrar na execução de novas estratégias.
Mas atenção que delegar, não é deslargar. Ambas começam por D e acabam em AR, mas a verdade é que são processos completamente diferentes.
Eu já vi muitas pessoas a contratar para cargos de liderança e a atirar essas pessoas aos leões, sem qualquer orientação (eu própria já o fiz).
Mas eu aprendi da forma mais desafiadora possível que a chave é deixar claro O QUÊ e COMO queremos que nossa equipa faça as coisas, estabelecendo padrões de excelência para o resultado final.
Fase 2 - Monitoriza as operações, mas sem micro-gerires tudo
Depois de dizeres O QUÊ e COMO, é também super importante dar-lhes autonomia no quem, quando e onde, deixando a criatividade expressar-se. A magia acontece aí.
Experimenta definir claramente os resultados desejados e as expectativas, dando espaço para a tua equipa inovar no processo. A construção de algo excepcional vem quando todos estão alinhados.
Mas lembra-te sempre: é fundamental monitorizar periodicamente, para garantires qualidade, sem sufocar a originalidade. E essa é a chave para o sucesso duradouro.
Como muitas tarefas de marketing são recorrentes, como a criação de campanhas, o planeamento e a publicação de conteúdos, o mesmo acontece com muitas das decisões que a sua equipa tem de tomar em relação a estas iniciativas.
Por exemplo, quais são os segmentos ou canais a utilizar na próxima campanha? Que métricas vão utilizar para monitorizar o sucesso desta?
Cria modelos para tarefas e projectos recorrentes, para que os processos sejam normalizados e fáceis de seguir.
Vê aqui como podes transformar as tuas tarefas em modelos e templates no Clickup.
Cria painéis de relatórios que facilitem a medição e a partilha de resultados.
Ter esta visão, vai-te permitir verificar rapidamente o estado dos teus projetos, sem teres de passar horas a fio em reuniões. Além disso, vai permitir que a tua equipa se mantenha alinhada com as prioridades e saber exatamente pelo que é que os colegas são responsáveis e quais os objetivos estão a ser alcançados.
Podes perfeitamente fazer isto tudo através de email e de folhas de cálculo, mas isso são as soluções menos escaláveis que existem (a seguir ao papel, claro). Por isso, procura uma ferramenta de gestão de projetos que possa crescer com a tua equipa.
Eu uso o Clickup para tudo hoje em dia. Isso inclui ter todos os processos das minhas equipas, as tarefas, registo de tempos e comunicação assíncrona entre a equipa.
- Helena
P.s. Na última semana de Fevereiro vou fazer uma showclass. Vou mostrar o meu sistema de marketing e como faço a gestão dos meus projetos e equipas (os processos, ferramentas e hábitos). Se tiveres interesse, convida 5 amigos para se inscreverem nesta newsletter, para teres acesso à mesma ou responde-me a este email.